Resenha Os Sombras - Irmandade da Adaga Negra # 13 - J. R. Ward

Sinopse - Dois irmãos, ligados por algo maior que o laço de sangue, lutam para evitar um destino brutal. Trez "Latimer" não existe de fato. E não só porque essa identidade foi criada para que o Sombra pudesse viver no mundo humano. Trez fugiu de sua prisão no palácio dos Sombras há anos, e agora vive em Caldwell como cafetão, sempre tentando evitar seu fatal destino como escravo sexual da rainha. Ele nunca teve em quem confiar de verdade... a não ser no irmão, iAm. O único objetivo de iAm sempre foi impedir que o irmão de autodestruísse, e ele sabe que fracassou nisso. Só depois que Selena, uma Escolhida, entra na vida de Trez, é que o macho começa a dar a volta por cima; porém, é tarde demais. Chegou a hora de cumprir a profecia de se compromissar com a filha da rainha, e Trez não poderá fugir ou se esconder, e não há como negociar. Encurralado entre o desejo de seu coração e um destino que nunca aceitou, Trez deve decidir se põe a si mesmo e aos outros em perigo, ou se esquece para sempre a fêmea amada. Após uma tragédia inimaginável, da beira do seu abismo emocional, Trez precisará encontrar um motivo para continuar ou se arriscará a perder tudo, inclusive a alma. Será que iAm, em nome do amor fraterno, aceitará realizar um derradeiro sacrifico em lugar do irmão?


"Os Sombras" é o 13º livro da série A Irmandade da Adaga Negra. Nos dois últimos livros, temos acompanhado a situação de iAm e Trez mais de perto. Os irmãos são da tribo s'Hisbe, uma tribo que acredita que o destino de cada cidadão é determinado pelos astros e que não devem fazer contato com os humanos, pois esses são indignos. Na verdade, os s'Hisbe são uma comunidade bem fechada e ficam confinada em seu território.
Quando os irmãos nasceram, foi determinado que Trez era o Ungido, ou seja, aquele escolhido pelos astros para ser o consorte da futura rainha e servi-la. A infância de Trez não foi fácil: viveu isolado, confinado com seus educadores e sem interações de amor e carinho, sua família praticamente o vendeu, pois assim que foi eleito o escolhido eles ganharam status na comunidade e não questionaram o bem-estar de Trez. O único que esteve ao seu lado foi iAm, que muitas vezes foi usado pela rainha para dobrar as vontades de Trez.
No preâmbulo desse livro, acompanhamos o momento que Trez realiza sua fuga. Uma cena arrepiante pelo excesso de mortes e um momento que definiu o personagem.
Na atualidade Trez ignora as cobranças do s'Ex, o executor, e continua seus negócios, abrindo agora uma nova boate: Shadows. Acostumado a presenciar a prostituição e as drogas, Trez tenta manter sua boate sob controle quando alguns redutores começam a traficar dentro dela. Tem também o fato de que ele não consegue deixar de pensar na Escolhida Selena e que graças a s'Ex, pode existir uma mudança entre os herdeiros do trono no território dos s'Hisbe.
Em paralelo à história de Trez, temos conflitos dentro do bando de Bastardos. Throe não está satisfeito com a liderança de Xcor, principalmente após ele ter abrandado os ânimos por causa da Escolhida Layla.
Um personagem que apareceu no livro anterior e vem ganhando espaço é Abalone. Após ter sido ameaçado pelos inimigos de Wrath, sua lealdade o tornou o primeiro conselheiro do rei e sua filha Paradise também começa a demonstrar suas ideias e sentimentos (ela será a protagonista do livro Beijo de Sangue - primeiro livro da série O legado da Irmandade da Adaga Negra).
Apesar de todas as subtramas, a que mais se destaca nesse livro é sem dúvida a que envolve diretamente os s'Hisbe. É uma nova cultura, com novos hábitos e que tem ainda muito conteúdo para desenvolver. Emocionalmente, a história da Escolhida Selena é até o momento, uma das mais tristes. Foi difícil chegar ao final do livro, pois o sentimento com esta história foi ambíguo: amor e raiva duelaram arduamente. É impossível acompanhar a história de Trez e iAm e não pensar na história de outra dupla de irmãos da Irmandade. Ambas as histórias são cheias de sacrifício, abnegação e muito amor fraternal.
Alguns personagens secundários, como Fritz, o constante mordomo que aparece em todos os livros e até Boo, o gato da rainha, causaram momentos de alegria nessa trama tão complexa e emocional. Isso sem mencionar um determinado anjo que sabe muito bem como causar cenas inapropriadas.
Se por um lado a história é triste, temos a reflexão dos outros irmãos sobre o assunto. Rhage passa boa parte do livro tentando compreender como foi abençoado com tantas coisas boas, enquanto outros irmãos perderam tudo.


7 comentários

  1. Já ouvi falar dessa série, mas é tanto livro que pretendo comprar a coleção, mas quero começar desde o primeiro volume. Esse 13° livro é bem interessante porém estou perdida pois nãp conheço a história desde o começo haha

    ResponderExcluir
  2. Oiiee,
    Infelizmente ainda não li nenhum livro da saga, mas sou louca para ler, pelo visto cafa livro fica melhor não é mesmo, espero ter a oportunidade de ler todos, pois o preço é meio salgadinho, mas espero conseguir ler, ainda mais com tantos volume.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveite a black friday em novembro e compre os livros... impossível se arrepender! No início da até uma aflição pelo tamanho de cada livro... (sempre mais de 500 páginas), mas vc devora... de tão empolgante!

      Excluir
  3. Oi!
    Essa é um serie que sempre fiquei com vontade de ler, mas por ser uma serie grande acabou que fui ficando desaminada, mas gostei muito dessa historia uma das coisas que acho interessante e essa estrutura da sociedade que a autora construí, se tiver oportunidade quero ler pelo menos o primeiro livro da serie !!

    ResponderExcluir
  4. Essa série é enorme, socorro! haha
    Esse até que não é um problema, mas ainda não fiquei convencida a ler.

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Sempre encontro comentários apaixonados por essa série de livros. Não pretendo ler no momento, pois minha lista de leitura já está imensa e atrasada. Então, por ser uma série grande, deixo passar a dica. Mas com certeza é uma leitura interessantíssima e talvez , no futuro, venha a ler e confirmar. Ótima resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Ola.
    Apesar de ter bastante curiosidade a respeito da escrita da Ward, essa é uma serie que eu não anseio ler. São livros demais pra eu encarar caso nos goste da serie.

    ResponderExcluir

Comentários ofensivos e/ou preconceituosos não serão aceitos.

Obrigado por visitar e comentar.